O voto antirracista derrota Bolsonaro! Organize sua revolta!

O Governo Bolsonaro nunca deixou dúvidas de quem eram seus inimigos: negras, negros, pobres , mulheres, lgbtqia+, quilombolas e população indígena. Seja na condução de um projeto de Estado cujo centro é uma política de segurança pública sanguinária, seja com uma política econômica que mira no empobrecimento ainda maior dos mais pobres, o presidente da república (com letra minúscula mesmo) desde o ínicio de seu governo deixou clara sua disposição para o genocídio do povo negro e índigena. Perseguição à população quilombola, enfraquecimento dos mecanismos de direitos humanos, destruição das políticas públicas, desmatelamento das instituições e das conquistas do Movimento Negro, adesão ao fundamentalismo religioso, e inúmeros outros exemplos não deixam dúvida: Bolsonaro odeia os brasileiros! 

Como se não bastasse, a política de enfrentamento à pandemia deste governo matou quase   700 mil pessoas. E pior: cresce a violência contra mulheres, o ódio à comunidade LGBTQIA+, o racismo que tira a vida da população negra, quilombola e indígena, a destruição das florestas e do meio ambiente, e a destruição das políticas sociais. As violações são tantas que em agosto de 2020 a Coalizão Negra Por Direitos protocolou um pedido de impeachment relatando mais de 10 crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente.  

O desgoverno é tão patente que muitas pessoas podem pensar que Bolsonaro já está derrotado. No entanto, essa ainda não é uma batalha ganha. Nos últimos anos, o presidente da república estruturou uma enorme rede de desinformação que, se não for fortemente combatida, poderá  levá-lo à reeleição. Impedir que isto aconteça e construir juntos um novo projeto de vida para o Brasil: esta é nossa tarefa! 

Mas para isso vamos precisar de todo mundo! Em 2018, o índice de abstenção dos eleitores foi recorde. Milhares de pessoas não foram votar. Neste ano, para derrotar Bolsonaro, todos os votos importam. 

Temos a oportunidade de mudar profundamente a cara dos políticos no Brasil e os rumos do País. Trata-se de derrotar Bolsonaro, mas tambémse trata de eleger deputados e senadores como a cara do povo brasileiro, que é 56% negro. Recordemos que mesmo após tantos crimes, o impeachment  foi inviabilizado por um Congresso Nacional cuja grande maioria estava interessada na manutenção dos interesses dos mais ricos. Se a população negra representa quase totalidade dos que mais sofrem e lutam por justiça, é necessário que negras e negros ocupem o poder nos parlamentos do país. 

Enquanto houver racismo, não haverá democracia.

Para enfrentar o racismo na política precisamos eleger candidaturas negras ligados ao movimento negro. 

Voto antirracista é o voto no movimento negro!

A campanha Voto Antirracista está no ar!

Você se inscreve e organiza um COMITÊ DE VOTO ANTIRRACISTA na sua casa, na sua cidade, seu bairro, escola, trabalho, universidade. É simples. Mas precisa de fé e coragem!

Com o apoio de familiares e amigos, você já garante um Comitê de Voto Antirracista. Se reúnem e combinam como vão fazer para ajudar os vizinhos, familiares, amigos, colegas a perceber que temos que mudar essa situação! Pode ser indo de casa em casa ou chamando uma reuniãozinha na sua. Pode ser uma reunião online, pode ser montando um grupo de  WhatsApp, vale tudo. Importante é juntar o povo, conversar, convencer! É sobre nossa vida e nosso futuro!

E não se preocupe: o núcleo que você vai organizar com familiares e amigos contará com o apoio da Uneafro Brasil – Movimento de educação popular e combate ao racismo. Você não vai trabalhar sozinha/o. Mesmo que você nunca tenha feito algo parecido, temos um passo a passo.

E o que defendemos para o Brasil? A Uneafro Brasil compõe a Coalizão Negra Por Direitos, a maior e mais importante articulação de movimento negro de nossa geração. Defendemos a Plataforma política da Coalizão Negra – https://coalizaonegrapordireitos.org.br/sobre/

O que é um comitê?

Um comitê é um local que reúne pessoas e informações, organiza debates e constrói a campanha “O voto antirracista derrota Bolsonaro”.

Os comitês podem se formar sempre que um conjunto de pessoas decidir que o seu espaço pode ser um polo para a construção da campanha. Eles podem organizar as pessoas de casa, da rua, do bairro, do local de estudo, do local de trabalho, etc.

Porque criar um comitê na minha casa?

Porque derrotar o Bolsonaro é uma necessidade para a nossa população.

Porque o movimento negro é fundamental nessa luta.

Porque criar um local de organização, debate e referência na minha rua/bairro/cidade é a melhor forma de combater notícias falsas.

Sugestões de Atividades para o Comitê

Reuniões

Organizar reuniões e atividades periódicas.

Campanha Título

Criar campanha local de identificação e mobilização de jovens para a tiragem do primeiro titulo eleitoral.

Campanha Título 2

Criar campanha local de identificação e mobilização para a regularização de títulos eleitorais cancelados.

Identificar Demandas

Identificação de demandas dos locais para ampliação do debate antirracista.

Identificar Lutas

Identificar as principais lutas, dificuldades, problemas e possíveis soluções.

Movimentos Sociais

Identificar movimentos sociais que podem contribuir e construir conjuntamente as lutas.

Identificar locais

Identificar locais (praças, ruas, feiras) e outros pontos de encontro para realizar atividades do comitê

Panfletagens

entregar materiais e conversar com as pessoas, cadastrar contatos e convidar as pessoas para as próximas atividades.

Visitas

Visitas de casa em casa: conversar com as pessoas em suas casas, ouvir e valorizar.

Rodas de Conversa

Aulas Públicas e rodas de conversa: conversar em grupos sobre diversos assuntos.

Atividades Digitais

compartilhar e publicar materiais nas redes e grupos, pensar/produzir materiais (cards, vídeos, memes, etc), fazer lives locais, formação de combate à notícias falsas.

Convites

Convidar as pessoas para contar histórias, sonhos e propostas para combater o racismo.

Como construir um comitê?

  1. Acesse o site: votoantirracista.com.br
  2. Preencha o formulário.
  3. Acesse a aba “materiais” para encontrar conteúdos para ler e compartilhar.
  4. Marque uma data e reúna as pessoas para começar as atividades do comitê (presencial ou online).

Ao preencher seu endereço no formulário do site, você receberá na sua casa um kit inicial para o funcionamento do comitê.

Além disso, semanalmente, serão enviados para o email e whatsapp cadastrados uma curadoria de conteúdos sobre assuntos relacionados à campanha.

Os comitês podem enviar diversos conteúdos (textos, fotos e vídeos) para serem divulgados no site e redes sociais da campanha.

A equipe geral da campanha pode auxiliar na construção de conteúdos locais para ampliar a campanha, quando solicitada e de acordo com as possibilidades.

Nossas Primeiras Tarefas

Tirar o Título de Eleitor

Se você tem entre 16 e 18 anos ou conhece alguém com essa idade, saiba que o voto eleitoral é permitido e pode fazer muita diferença!

Os jovens serão muito afetados pelos rumos políticos do país nos próximos quatro anos. Não perca a chance de combater o bolsonarismo e construir um futuro melhor!

O título pode ser retirado pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) até o dia 4 de maio de 2022.

www.tre-sp.jus.br/eleitor/atendimento-online/titulo-de-eleitor

Transferir ou Regularizar o título

Se você mudou de cidade, não votou e nem justificou nas últimas eleições ou tem qualquer pendência com a justiça eleitoral, acesse o site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) até o dia 4 de maio de 2022 e regularize a situação.

Incentive outras pessoas a conferir se estão com a situação eleitoral regularizada também!

www.tre-sp.jus.br/eleitor/atendimento-online/titulo-de-eleitor